Leia-me sem a pretensão de me decifrar...

quinta-feira, 18 de março de 2010

Uma profissão? Aaan, ééé, huum...

Depois de cômodos anos seguindo a comum rotina estudantil, desesperei-me ao ve-la acabar e ter que decidir para que lado seguir e em que investir na careira profissional.

Então foi a vez de dezenas de testes vocacionais, revistas e sites educacionais e pedagógicos, pesquisas sobre mercado e remuneração,quase-infindas conversas com pais, professores, amigos, coordenadores, padres e quem mais eu encontrasse com paciência para escutar e aconselhar.

Com uma escolha errada, um curso universit
ário (tardiamente) abandonado, muita pressão, incontáveis reflexões,outras tantas noites mal dormidas e alguns pensamentos "Quer saber? Vou fazer qualquer coisa e que Deus me ajude!", sinto que estou me encaminhando para um rumo certo.

Mas agora gostaria de saber como foi ou est
á sendo a sua escolha. Difícil? Será que encontro algum predestinado? ;)

21 comentários:

  1. realmente é uma situação mto delicada e pessoal, pois é preciso mta determinação ao se ingressar num curso universitário, estou torcendo por vc!bjos

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu tb estou com um pouco de dificuldades nisso. Faço um curso que não gosto, mas minha mãe quer filhos com graduação, então...

    ResponderExcluir
  3. eh meio dificil essa fase de escolher uma profissao.......eu fiquei um ano parado so me decidindo, me formei recentemente em ed. fisica e to mt feliz!

    boa sorte na sua escolha!

    http://alexandreterra.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Realmente é complicado essa fase de escolher a carreira profissional quando não se tem uma opiniao formada desde cedo - sem contar que as opinioes mudam.

    O problema é quando chegamos nesse ponto e passamos a ser influenciados por amigos e familiares. Não aconselho isso. Cada um deve saber o quer quer e buscar a resposta em si mesmo.

    Comigo, eu estava em duvida entre jornalismo, direito e psicologia. Acabei optando por Direito e estou feliz com minha escolha, em breve me formo e aí sim a vida começa em outra fase!

    Bom post, parabens!

    Visite meu blog quando possivel!

    Sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Decidir o que queremos frazer e memso complicado, pois a vida passa por muita mudanças, e o que quersmo hoje nem sempre e o que queremos amanha, mas o importante e sempre seguirmos o nosso coraçao. parabensd pelo teu blog.

    ResponderExcluir
  6. AH
    EU ENTREI EM UMA
    DESISTI
    DEPOIS DO NADA
    ACHEI OQ GOSTO
    E AGORA TO FELIZ

    ResponderExcluir
  7. Pressão sempre terá.
    O caminho legal é não se arrepender de mudar de curso. Não há nada pior do que se trabalhar no que não se gosta, e a um jovem é muito difícil saber o que quer ou não.

    abç
    Renato

    ResponderExcluir
  8. Não é nada fácil escolher uma profissão assim, do nada. Eu sei bem como é isso.

    Escolhi pelas afinidades que tinha com as matérias que teria na faculdade. Bem, não deu muito certo. E agora, cá estou eu, capengando para acabar a faculdade e sem perspectiva de sucesso profissional.

    mAs não se pressione muito, rsrs

    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Nunca é fácil, ainda mais se a decisão é feita logo a conclusão do Ensino Médio. Para muitos entrei tarde na faculdade, aos 26anos, mas hoje vejo que foi no momento certo. Antes disso havia trabalhado com em algumas áreas. Quando tive o contato com a Educação Física não tive dúvidas. Era o que eu queria para a minha vida. Sabia que não ficaria rico sendo professor, mas posso te garantir que sou extremamente realizado profissionalmente. Amo o que faço. Portanto procure algo que realmente curta fazer. Se errar, recomeçe, nunca é tarde. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  10. Minha amiga, sei mt bem como é essa dúvida e tbém já fiz escolhas erradas em minha vida academica q me custaram anos preciosos. Agora tenho certeza q acertei, estou fazendo Comunicaáo social: Jornalismo e agora sei q essa é minha verdadeira vocação e essa é a profissão q kero realmente seguir. Um grande abraço e parabéns pelo post, se quiser fazer uma visita ao blog do seu amigo aki, o endereço é: www.cinemeirosnews.blogspot.com, passe lá e se gostar partcipe, prometo retornar suas visitas hehehe

    ResponderExcluir
  11. Essa é uma das escolhas mais difíceis da vida.

    ResponderExcluir
  12. Não vejo o porque de tantas pesquisas, testes vocacionais e tudo mais. Um teste vocacional pode lhe guiar para alguma coisa e você na pratica acaba não gostando.
    O que vale é tentar e depois que estiver praticando, estudando ou trabalhando naquilo que escolheu é que saberá se vai dar certo.
    Muitas pessoas escolhem cursos porque o nome é bonito ou porque um amigo fez e se deu bem, ai começam a fazer e no segundo mês largam tudo.
    O importante é você tentar e se gostar beleza se não gostar beleza do mesmo jeito, larga e procura outra coisa.

    Até mais.

    ResponderExcluir
  13. É muito complicado escolher profissão... Mais eu já escolhi a minha, parcialmente... Vou ser Programador :) Adoro isso.

    ResponderExcluir
  14. O momento da escolha profissional é de fato bastante complicado, acontece quando o jovem está em busca de si mesmo, é quando aparecem os primeiros conflitos com os pais e o avanço tecnológico que exige cada vez mais complica mais ainda este momento.
    Os "testes vocacionais" de revistas e sites de nada adiantam são somente testes que podem indicar os interesses que o jovem apresenta no momento do teste.
    Os testes só tem validade dentro de um contexto, acompahado e interpretado por profissionais especializados no caso psicólogos.
    As pesquisas sobre profissões, mercado de trabalho, conversar com outras pessoas ajuda bastante na escolha profissional.
    Quanto a minha escolha profissional, que foi há muito tempo atrás, também foi um pouco complicada, eu pensava em fazer medicina, cheguei a prestar o vestibular, mas graças a Deus não entrei na faculdade se tivesse entrado não passaria do primeiro ano.
    Quando percebi que medicina não tinha nada a ver comigo comecei a pesquisa as profissões para encontrar aquilo que fosse gostar de verdade.
    Eu já trabalhava em escola e estava gostando muito da área comecei a pesquisar uma profissão que permitisse trabalhar na área de educação mas não ser professora e a Psicologia foi a que mais se aproximava daquilo que eu queria me especializei em Orientação Vocacional que na verdade é uma área preventiva o indivíduo que faz aquilo que gosta com certeza será um bom profissional alcaçará o sucesso o que evita stresses e consequentemente outras doenças.

    ResponderExcluir
  15. Uma das escolhas mais difíceis da vida. Falo por mim mesmo, curso biomedicina, depois de ter feito Ciência da Computação. E ainda quero fazer filosofia.

    Bem diferente não? O que importa é não ter o medo de tentar e saber que nunca é tarde para mudar.

    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  16. Nossa menina seus posts são inteligentes, bem montados e atraentes adorei o do brasileirices, muito bem bolado...

    ResponderExcluir
  17. Putz, que situação! Ainda estou no segundo ano, mas em 2011 já vou estar prestando o bendito ENEM para concorrer a alguma vaga em alguma faculdade. O bom que a gente escolhe o curso depois de já ter feito o ENEM, onde tiver vaga e o perfil se encaixar é que a gente entra. Enfim, acho que desde os meus 15 anos eu tenho como objetivo ser jornalista, por isso acabo criando tantos blogs. Afinal, é uma coisa que e gosto de fazer: escrever! Mas daqui pra lá ainda tem muito chão, tenho primeiro que passar de ano, me focar logo nisso. O bom é que eu vou entrar em geometria espacial de não sei lá das quantas sendo que nunca mais vou ver isso. Essas merdas é que fodem comigo...

    ResponderExcluir
  18. Como voce disse, ano com a mesma rotina estudantil, quando vc se depara que tem que escolher a sua carrera, é um tanto desesperador... Ainda estou em busca da minha, estudando e pesquisando vários assunto...e procurando um que se encaixe melhor cmg...=/ Essa busca nao é nada facil... Bjuuus.. Boa escolha!

    ResponderExcluir
  19. Eu escolhi errado, pois minha mãe forçou muito para que eu fizesse a faculdade que ela queria, e acabei vendo que poderia até me formar naquilo que ela queria, mas não iria trabalhar na área, pois detestava, daí larguei. Acabei fazendo outra faculdade e deixando a primeira pela metade.

    ResponderExcluir
  20. É quero fazer um curso amigos e família me aconselham outro totalmente diferente por q diaem que parece mais comigo
    E uma merda

    ResponderExcluir
  21. me enquadro nessa categoria. tenho algumas ideias sobre o que fazer, mas não consigo decidir qual quero que seja a minha vida. é mesmo difícil... mas de qualquer forma, pelo menos no meu caso, ainda há tempo ;\

    parabéns pelo blog!!

    http://anpulheta.blogspot.com

    ResponderExcluir