Leia-me sem a pretensão de me decifrar...

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Deusa Ártemis

Dentre tantas histórias, crenças e testemunhos, muitas vezes, vejo-me perdida no meio de tão numerosas divindades cultuadas. Creio em um único Deus, todo-poderoso e onipresente, mas minha fé não me impede de enxergar outras, certo?

Passando o tempo em um site que aponta uma Deusa grega que mais se identifica com a leitora, revi Ártemis (de quem só lembro, vagamente, da época das aulas de história no colégio), e adorei ser referenciada à ela.

Diz assim: Você se identifica com Ártemis, a deusa das selvas. É prática, atlética e aventureira. Aprecia a cultura física, a solidão, a vida ao ar livre e os animais. Dedica-se à proteção do meio ambiente, estímulos de vida alternativos e às comunidades femininas. Regente das selvas e dos lugares distantes das cidades, Ártemis é a deusa da natureza virgem ou indomada. Como você está ligada a ela, tende a obedecer mais aos instintos que à razão. E preza tanto a saúde, que, se pudesse, nem remédios comuns tomaria. Só se consultaria com feiticeiros e magos.

Protetora da juventude feminina, Ártemis é a Deusa da floresta, da Lua e dos animais selvagens, pelos quais sempre era acompanhada, principalmente por leões e cães. Quando criança, pediu ao pai, Zeus, uma túnica curta para poder correr ao ar livre, pelas selvas, sunto à natureza. Também quis ser dispensada da obrigação de se casar. Foi atendida, e desde então, recebeu a bênção de poder fazer suas próprias escolhas...

Um comentário: