Leia-me sem a pretensão de me decifrar...

sexta-feira, 8 de maio de 2009

O Estrelato dos Anônimos


Já notou o quanto existem pessoas pertinho de você que só querem viver cada dia quietinha no seu canto? Basta fazer o seu trabalho, ver sua família, rir um pouco com um vizinho ou mesmo com o bicho de estimação e ir dormir para esperar tudo outra vez ao despertar.

Quando têm chance de expressar seu ponto de vista num bate-papo casual, só o faz se os ouvintes forem do tipo coniventes inseguros, porque se houver chances de algum rebate discursivo, o silêncio sempre é preferível.

Temem expor-se para evitar qualquer debate que possam proporcionar-lhe crescimento pessoal (já que são as diferenças e não as afinidades que mais nos ensinam).
Tenho identificado tanto esses comportamentos nesses últimos dias que chego a entristecer.

Quando se deparam com uma situação que discordam, no máximo torcem a boca num gesto de insatisfação. Alguns minutos depois, comentam com alguém que nem presenciou a situação, cheios de arrogância e de "se": se tivesse acontecido num dia que eu não estou tolerante... se tivesse falado diretamente comigo... ou se não fosse no meu horário de trabalho. Tudo papo furado. Tudo não passa de uma vaidade de um caráter que não existe. Falam, falam e falam, e nada mais.

Se distanciam de desafios porque preferem a comodidade da rotina, mas estão sempre atentos à conduta daquele primo que largou a faculdade de direito pra tentar artes cênicas ou da filha do prefeito que não tem medo de falar o que pensa para o jornal da cidade.

Julgam os que tem coragem de dar a cara a tapa e não admitem ser julgados, ou ainda, julgam justificando: - Ah, vivem falando de mim. Se eles falam porque eu não vou falar?
Patético. Inacreditável ainda existirem tantas mentes seguindo o comportamento refletivo, aquela frase parva de orkut declarada com todo orgulho: a minha educação depende da sua.

Do anonimato e não da fama, como a mídia tanto gosta de ostentar, é que as pessoas gostam. O poder fazer sem pensar e sem ser muito notado evita críticas, e ganha-se tranquilidade por um ato de covardia.

3 comentários:

  1. eu sempre quis trabalhar na tv,ou no cinema ,mas nunca quis ser famoso.por exemplo,quem é o assistente de direção mais famoso do mundo?

    ResponderExcluir
  2. Não gosto de pessoas com a mente pequena, que é o que mais temos por aí. Gente que não faz muita coisa para ter uma vida melhor e que fica criticando pessoas com personalidade forte e de atitude por pura inveja.

    Não gosto da companhia dessas pessoas. Posso até ter um relacionamento bom com elas, mas dificilmente serão meus amigos. :)

    ResponderExcluir
  3. Gostei do post flor!
    Retribuindo a visita!
    Volta?
    PROPOSTA:
    VAMOS NOS SEGUIR?
    EU TI SIGO E TU ME SEGUE, QUE TAL?
    Aguardo resposta!
    Beijão ;*

    ResponderExcluir